Páginas

2.25.2014

Especial: estudos!

Bom, de todos que comentaram no post passado, os que responderam se gostariam de um post sobre volta as aulas foram... 1 rs
Como eu sei que vocês já voltaram as aulas faz tempo, resolvi fazer um post de como se organizar e organizar seus estudos. Afinal, dicas assim não precisam de horário, né?
Eu sempre fui boa na escola e considerada a nerd (segundo minha irmã, o termo mais correto para mim é CDF UAHUAHAUHA). Então as dicas que eu vou dar tem base nas minhas experiências de aluna exemplar




MOCHILA

Se você ainda não comprou, mas pretende.


  • Se possível, compre a mochila por último. Porque aí você tem noção da quantidade de cadernos e estojos que usará e poderá escolher uma mochila com bastante espaço e bolsos para guardá-los.
  •  É sempre bom notar se a mochila aguenta o peso de tudo isso mais os livros, principalmente se você estude numa escola sem armários para os alunos.
  • Se você encontrar aquela mochila que te faça suplicar pra sua mãe comprar, PARE TUDO e pense racionalmente: ela preenche todas as minhas exigências? É grande? Tem bolsos suficientes? Caso não tenha tudo isso, não adianta espernear, você comprando-a só irá gastar dinheiro e sofrer durante UM ANO INTEIRO (isso se seus pais não a obrigarem a usá-la por dois anos).
  • Sempre verifique o produto se estiver numa loja física, não perca essa oportunidade! Verificando você não corre o risco de chegar em casa e quando for arrumar o material, encontrar fios soltos, manchas, uma alça maior que a outra etc. As chances de isso acontecer verificando são pequenas e menores ainda se sua mochila estiver lacrada, como a minha estava. MAS mesmo assim você quiser olhá-la melhor, peça educadamente para uma atendente se pode tirar a embalagem.
  • Procure comprar em lojas físicas. Uma das vantagens falei agora pouco: poder olhar melhor a mochila. Ah, e isso não vale apenas a mochila, okay? Todos os outros materiais, é sempre bom olhar de perto.
  • Não compre a mochila só porque é linda. Tente sempre juntar as suas necessidades com uma mochila legal. Se não encontrar nessa loja, procure em outra que, as vezes, tem mochilas boas, mas mais baratas.
  • Não compre a mochila só porque é barata. Já comprei mochilas de R$90, 00 e não me arrependo. Elas duraram dois anos, resistiram a chuva, poeira, ao peso dos livros e, principalmente, ao meu gato demôniaco. E eu poderia tranquilamente reutilizá-las.
  • Por último: se possível, reutilize sua mochila do ano passado. Aqui no Sugar Dance tem um tutorial de como ressuscitá-la.

COMO ORGANIZAR A MOCHILA


    Minha mochila do Angry Birds ♥

    No bolso maior: 

    Se você seguiu as dicas que dei, então sua mochila tem tamanho suficiente para caber os cadernos, livros e outros materiais grandes como pasta e régua (geralmente de 30cm). É nesse local que você guarda tudo isso.
    Dica extra: não compre cadernos enfeitados demais. Isso pode te prejudicar na aula de redação, por exemplo.  Umas das exigências para fazer uma redação argumentativa é sempre manter a uniformidade no texto. Ou seja, se você deixou 3 centímetros de distância no primeiro parágrafo, tem que deixar a mesma quantidade em todos. Com um caderno com flores e corações nas laterais da folha invadindo a área da escrita, isso não será possível e caso você tenha um professor muito filho das potarias, ele pode lhe tirar pontos por isso!

    No bolso do meio:

    As mochilas que tem bolso do meio são as de 3 bolsos, como essa aqui. O tamanho varia, dependendo da marca. Se for pequeno, procure guardar sua necessaire, seus óculos (dentro de um estojo para não quebrar), ou até mesmo pequenos materiais como cola, tesoura (sem ponta de preferência) e compasso.

    No bolso menor:

    É aqui que eu guardo os meus penais e é onde eu aconselho guardar. Assim você consegue mais espaço no bolso maior para os livros e/ou cadernos.
    Dica extra: procure separar seus lápis e canetas da tesoura e cola, uma das vantagens é o espaço. Como fazer isso? Assim como eu, use dois penais. Caso não tenha condições de comprar dois penais novos, você tem duas opções:
    1. Comprar um penal de tamanho suficiente para caber os lápis e as canetas e reutilizar o do ano passado para guardar tesoura, cola, compasso etc.
    1. Comprar apenas um penal, mas com dois ou mais compartimentos, como esse aqui. Ele é um pouco mais caro, mas também não adianta gastar pouco e comprar algo que não ajuda em nada.

    Nos bolsos laterais:

    Eu acho desnecessário comprar mochilas com bolsos laterais a não ser que você leve uma garrafa de água para a escola (mais ou menos uns 500ml basta), ou algum suco para o lanche. Até o ano passado eu levava garrafa de água, mas resolvi parar esse ano. Como vocês podem ver, minha mochila não tem bolsos laterais.
    ESTUDO
    Nem preciso dizer muito, né? MANDA ESSA PREGUIÇA PRA ARENA E VAI LER O CAPÍTULO QUE SUA PROFESSORA MANDOU. 
    Até porque lendo o seu livro didático você já antecipa o assunto do próximo bimestre, estuda para prova e ganha pontos extras em participação na sala de aula (se sua professora mandou ler tal coisa é porque ela vai debater sobre isso ou fazer atividade avaliativa  pelo menos os meus professores são assim né).

    • Faça todas as atividades. Se sua professora disse pra fazer na sala, então passe uma chave imaginária na sua boca e se concentre para fazer a atividade na sala. Se não der tempo, então assim que você pisar na sua casa, você vai pegar seu caderno e, ao menos, tentar responder as atividades (claro que vai ter perguntas que você não sabe). Notem que eu não falei nada sobre redes sociais, ou seja, mantenha-se o mais longe possível do computador para não se distrair.
    • Leia o máximo possível sobre o assunto.  Se sua professora citou algum nome, pesquise sobre no seu livro ou na internet. As vezes você encontra livros e filmes que sua professora recomendou para ler e assistir online.
    • Durma cedo, não importa se estuda de manhã ou a tarde. Dormir cedo e bem faz você ficar mais disposto durante o dia.
    • Antes da prova, refaça os exercícios sobre aquele assunto. Isso funciona comigo. Na quinta série eu estava muito mal em matemática, havia tirado 3 na prova. Fui fazer a recuperação e para estudar eu refiz todos os exercícios do bimestre. Resultado? Tirei 9,5.
    • Nos debates fale alto ou o suficiente para a professora ouvir. 
    • Fazer debates junto com amigos na sala pode te deixar mais a vontade, ou até mesmo um debate contra seus amigos,  só pra ver quem ganha hahaha
    • Evite faltar. Tem professores que não aceitam bilhetes assinados pelos pais. Esses aceitam apenas um atestado médico, mas nós sabemos que muitas vezes não vamos ao médico, então tome cuidado com isso. Se estiver com dor de cabeça, tome um remédio e vá para escola, se piorar seus pais são avisados e você vai para o hospital. Por que? Assim seu professor filho das potarias não pode vir com discurso como "não foi ao médico, não tinha porque faltar".
    • Não fique até tarde estudando e não deixe para estudar 10 minutos antes da prova.
    • Se seu professor prefere falar a escrever, faça sempre anotações.
    •  Pergunte se tiver dúvida.
    • Há professores que ajudam no contra turno. Alguns deles podem cobrar, mas tente amolecê-lo um pouco pra chegar num preço razoável e claro, fale com seus pais. MAS não adianta querer ter aulas particulares se você é uma peste na sala e em casa, né? Aí meu amigo, desculpe, mas já é falta de vergonha na cara.
    • Só estude com seus amigos se valer a pena, de preferência na biblioteca da escola e no contra turno.
    • Se praticamente todos da sua turma não conseguem entender o assunto em determinada matéria, fale com a direção da escola sobre tal professor. Mas só em último caso.
    • Não misture anotações de uma matéria no caderno de outra.
    • Nada de ficar decorando a bíblia que sua professora de História passou, okay? Você precisa aprender e entender o assunto. 
    • Seu amigo será seu concorrente no mercado de trabalho, ele não é seu coleguinha com quem você pode brincar de ciranda (isso não significa que você tem que virar anti social e não ajudar seu amigo quando ele não entender o assunto).
    • Uma dica valiosa que minha mãe me deu quando entrei na escola: sempre responda as perguntas mais fáceis primeiro.
    • Faça a prova com caneta azul ou preta. Nada de fazer a lápis, você já está bem grandinho.
    • Procure sentar nas carteiras da frente.

    Algumas coisas sobre comportamento:

    • Nada de brigas na escola. Quer matar aquela vadia que deu em cima do seu namorado? Vá até o puteiro dela.
    • Não fale na hora errada. Você tem o intervalo inteiro para fofocar.
    • Sem agarramentos na escola. Em escolas de educação básica há crianças e é não adequado que elas veem isso, né?
    • Seja educada e o mais simpática possível, principalmente com alunos novos!
    • Fale baixo com seus amigos e, pelo amor de Odin, ria discretamente. 
    Extra: eu já fui representante de turma 4 vezes e posso dizer que não é fácil. Muitas vezes seus amigos caem matando em cima de você porque anotou eles por estarem conversando na hora errada ou saindo da sala quando o professor não se encontrava. A chamada deve ser feita todo dia e estar sempre em mãos para quando seu professor precisar. Alguém brigou na sala ou incomodou demais? Você que vai levá-lo até a diretoria, porque seu professor deve continuar com a aula (ah, você vai ter que dar um jeito de recuperar a matéria desses minutos de saída). Sem falar que deve ser um aluno exemplo, ou seja, sem notas baixas, sem brigas com professores ou colegas, deve fazer as tarefas e sempre participar na aula. Então se quiser se candidatar, é bom ter em mente a responsabilidade e o poder que terá.


    TRABALHOS

    • Entregue sempre no dia marcado, para isso faça o trabalho no máximo dois dias antes sei que vocês não vão fazer isso.
    • Faça uma revisão em casa umas duas horas antes (tempo suficiente para refazer algo).
    • Não se contente com um trabalho mediano, pense sempre em fazer o melhor.
    • Alguns professores dão o trabalho com até um mês de antecedência. Se for em grupo, planeje o que cada um vai fazer já na primeira semana e encha o saco até todos fazerem sua parte. Se isso não ocorrer, alguém vai ganhar nota de graça.
    • Saiba o básico sobre o assunto para apresentar.
    • Nada de timidez em falar para a sala toda, principalmente no Ensino Médio. Muito menos deixe de apresentar o trabalho por isso.
    Extra: na quinta série minha professora de geografia pediu para fazermos um trabalho sobre Big Bang, seguindo a metodologia, ou melhor, a norma ABNT. Um trabalho ABNT para Ensino Fundamental contém capa, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. Dependendo da escola e do professor, no Ensino Médio é exigido mais algumas coisas, como folha de rosto e sumário. Como eu sou uma pessoa legal, eu fiz um modelo base e estou disponibilizando para vocês aqui. Como eu disse, esse tipo de trabalho na escola varia muito pela preferência do professor. Nesse caso o bom mesmo é pesquisar!
    É isso gente, espero que tenham gostado! e sobrevivido a esse post gigante 
    Com o tempo eu vou atualizando com mais dicas.


    Bekah, xoxo